esqueceu sua senha?

Sobre o Projeto

 

O que são lugares de memória?

A expressão "lugares de memória" remete ao locais, espaço, lugares ou estruturas nos quais se cometeram graves violações contra os direitos humanos, ou lugares onde se resistiram ou se enfrentaram essas violações, ou que por algum motivo as vítimas, seus familiares ou as comunidades os associam com tais acontecimentos. São espaços para recuperar, repensar e transmitir certos fatos ou processos traumáticos do passado, e/ou para homenagear e reparar as vítimas, podendo funcionar como suportes ou propagadores de memória coletiva. São lugares que buscam transformar certas marcas a fim de evocar memórias evidenciando-as ao situá-las no contexto de um relato mais amplo.  

 

O projeto 

Com base no marco conceitual, e a partir do disposto no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3), em sua Diretriz 24, Objetivo Estratégico I, alínea "c", a Comissão Especial deu início à tarefa de identificar e tornar públicos estruturas, locais, instituições e circunstâncias relacionadas à prática de violações contra os direitos humanos durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), os chamados "Lugares de Memória".  Utilizando-se de ferramenta virtual para georeferenciamento, o projeto, além de democratizar o acesso às informações sobre lugares de memória relacionados à ditadura brasileira, também busca estimular a identificação física dos lugares pesquisados, proporcionando a apropriação regional da memória sobre o período, a reflexão sobre as memórias e a ressignificação dos espaços. 

 

O banco de dados sobre lugares de memória

A Comissão Especial catalogou e registrou em seu banco de dados 222 lugares de memória relacionados à ditadura civil-militar brasileira, dois quais 3 encontram-se fora do Brasil. A pesquisa procurou relacionar os lugares de memória, em sua maioria, aos casos de pessoas mortas ou desaparecidas, de modo que o mesmo lugar de memória pode relacionar-se a diferentes pessoas vitimadas pela repressão, em diferentes períodos. 

 

Acessando o menu "Lugares de Memória"

A ferramenta "Lugares de Memória" pode ser acessada por meio de um único "clic" no menu "Lugares de Memória", que direcionará o visitante à página "Pesquisa Avançada - Lugares de Memória". A pesquisa poderá ser feita utilizando-se de "palavra-chave" ou a partir dos filtros "unidade federativa" (estado) e/ou "município". O "clic" com o buscador "vazio" remeterá a pesquisa a todos os registros existentes no banco, possibilitando ao visitante a visualização de um "mapa-mundi" contendo todos os lugares catalogados. Da mesma forma, a pesquisa genérica realizada com os filtros "unidade federativa" e "município", remeterá a todos os registros existentes no banco relacionados àquela "unidade federativa" ou àquele "município" pequisado. 

 

Visualização no mapa

A visualização do local de memória poderá ser feita através de "clic" no marcador que identifica o local sinalizado no mapa ou através de"passeio virtual" nos lugares que permitam tal recurso. Para isso, basta arrastar com o mouse o "bonequinho amarelo" que está no canto da tela até o local identificado com o marcador. 

 

 

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player