esqueceu sua senha?

11-03-2014

 

Em visita realizada entre os dias 6 e 8 de março na região do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, membros da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Assis do Couto (PT) e o jornalista Aluízio Palmar entrevistaram novas testemunhas que apontam uma nova versão sobre a morte dos seis desaparecidos políticos do evento que ficou conhecido como a Chacina do Parque.

 

A morte dos seis integrantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), em 13 de julho de 1974, é um dos episódios mais recobertos de incertezas e mistério, até hoje, entre todos os casos de mortes e desaparecimentos registrados no período ditatorial. Daniel José de Carvalho, Enrique Ruggia, Joel José de Carvalho, José Lavecchia, Onofre Pinto e Vitor Carlos Ramos teriam sido assassinados, segundo testemunhas, na Estrada do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu.

 

Segundo o depoimento de uma nova testemunha, que prefere não ser identificada, três dos desaparecidos políticos teriam ficado durante alguns dias em uma chácara próxima a entrada do Parque Nacional.

A testemunha afirmou ainda ter ouvido uma conversa entre Alberi Vieira dos Santos e outros agentes da repressão, em que relatavam que três militantes seriam mortos e enterrados dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Algum tempo depois ele viu os três entrando em uma Kombi que seguiu para dentro da mata.

 

A comitiva mostrou algumas fotos à nova testemunha que reconheceu José Lavechia como um dos três que entraram na Kombi. Identificou ainda Onofre Pinto e Vitor Carlos Ramos como os outros possíveis desaparecidos daquele dia. As demais vítimas do episódio não foram reconhecidas pela testemunha.

 

Alberi foi o agente da repressão, que segundo relatos, teria atraído os seis militantes da VPR que estavam exilados na Argentina em 1974, para reiniciar a luta armada no Brasil. Segundo testemunhos, seu objetivo era na verdade atrair esse grupo para a morte.

 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Assis do Couto, acredita que a chacina pode estar relacionada com o fechamento da Estrada do Colono, via de aproximadamente 18 quilômetros que ligava os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu. Para o deputado, a determinação do fechamento da estrada, na época da ditadura, ocorreu para esconder estas e outras mortes ocorridas no local na época do regime.

 

“Vamos fazer um requerimento na Comissão de Direitos Humanos para, em conjunto com a Comissão Especial sobre Mortos da Secretaria de Direitos Humanos, realizar uma missão até o interior do parque, no local onde podem estar estes corpos. E neste mesmo momento realizar um grande seminário, em Serranópolis, para explicar à população o que estamos investigando e a importância destas descobertas para a história da região, do Paraná, e do Brasil”, acrescentou o parlamentar.

 

Para o jornalista Aluízio Palmar, que escreveu o livro “Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?”, reconstruindo os passos dos guerrilheiros, as novas descobertas são importantes, pois “foram ouvidas testemunhas que acrescentaram informações muito relevantes para a busca pelos corpos dos mortos na chacina do parque”.

 

Para o coordenador da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, Gilles Gomes, a colaboração de agentes públicos que atuaram a serviço do regime tem contribuído cada vez mais para o resgate do passado. “Os depoimentos de agentes públicos que prestaram serviço durante o regime militar se intensificou no último período e isso tem se mostrado essencial para o resgaste do passado”, afirmou.

 

Sobre a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos

 

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos foi criada pela Lei 9.140/1995, com os objetivos de promover a busca de informações e a construção de instrumentos que permitam a elucidação de violações contra os direitos humanos ocorrida durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), proceder ao reconhecimento e reparação de pessoas mortas ou desaparecidas e promover a localização, a identificação e a devolução dos seus restos mortais aos familiares.

Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Marcar este artigo como favorito neste site
                   
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player