esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: BOANERGES DE SOUZA MASSA
 
BOANERGES DE SOUZA MASSA

Nome: BOANERGES DE SOUZA MASSA

Pai: Francisco de Souza Massa

Mãe: Laura Alves Massa

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
267/96
Nome
BOANERGES DE SOUZA MASSA
Data de Nascimento
07/01/1938
Municipio de Nascimento
Avaré (SP)
Status
Desaparecido
Biografia

Entre todos os desaparecidos políticos brasileiros, o caso de Boanerges de Souza Massa é um dos mais cercados de dúvidas, mistérios e controvérsias. Participante da rede de apoio da ALN e, posteriormente, militante do MOLIPO, foi preso em circunstâncias e data desconhecidas. Ele chegou a ser visto na prisão por outros presos políticos, mas sua prisão nunca foi assumida oficialmente pelos órgãos de segurança do regime militar. Seu nome não constava da lista oficial dos mortos e desaparecidos políticos e, portanto, não integrou a lista anexa à Lei no 9.140/95. Apesar da certeza de que fora preso, não se tinha confirmação por parte dos familiares de que Boanerges não tivesse sobrevivido, o que só ocorreu quando o requerimento foi apresentado à CEMDP.


Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, tendo concluído o curso em 1965, Boanerges passou a ser perseguido intensamente após realizar uma cirurgia para socorrer Francisco Gomes da Silva, militante da ALN baleado durante uma ação armada e irmão de Virgílio Gomes da Silva, também dirigente da ALN, desaparecido em setembro de 1969. A partir desse episódio, Boanerges foi obrigado a viver na clandestinidade, integrando a ALN. Viajou para Cuba, de onde regressou como militante do Molipo, depois de receber treinamento militar naquele país. Foi visto pela última vez em 1972, sem que se possa precisar a data.


Como prova de sua prisão, foi anexado documento localizado no arquivo do DOPS, originado no Centro de Informações do Exército, onde consta que estava preso em 21/6/1972. Ali também foi encontrada cópia da informação 850 do Ministério da Aeronáutica, 4a Zona Aérea, de 02/12/1971, relatando que Boanerges regressou ao país após treinamento em Cuba. Documentos localizados na ABIN posteriormente à aprovação de seu requerimento na CEMDP, informam que Boanerges foi preso em dezembro de 1971, em Pindorama.


Em matéria publicada no Correio Braziliense em 22/4/2007, o jornalista Lucas Figueiredo, responsável pela divulgação, uma semana antes, do “livro negro do Exército”, analisa as informações constantes naquele dossiê a respeito de Boanerges: “O livro secreto do Exército não esclarece um dos maiores mistérios da luta armada – quem foi o informante da repressão infiltrado em Cuba, que, com suas delações, levou à morte quase 18 guerrilheiros do Grupo da Ilha? A obra, contudo, nega uma suspeita que circula há décadas, tanto na esquerda quanto em meios militares: o informante não era o médico Boanerges de Souza Massa.(...)


Médico que atendia a guerrilheiros feridos, Boanerges foi obrigado a se exilar e acabou por se tornar um aspirante a combatente. Ele começou a figurar na lista de suspeitos de ser o informante ao desaparecer misteriosamente em 1971, quando vários de seus companheiros do Grupo da Ilha foram mortos. Como nada foi provado, seu caso foi aprovado pela Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, e sua família recebeu indenização. Ainda assim, as suspeitas continuaram.


O livro secreto do Exército, porém, rejeita essa tese. Informa que Boanerges foi descoberto e preso a partir de informações colhidas em outra operação contra o Grupo da Ilha, no Rio de Janeiro. ‘Orientada pela documentação apreendida nos aparelhos estourados, teve início uma operação de informações visando atingir o setor camponês do Movimento de Libertação Popular (Molipo, que teve como origem o Grupo da Ilha). No dia 21 de dezembro (de 1971), foi preso em Pindorama, em Goiás, usando nome falso: Boanerges de Souza Massa’, destaca a obra, na página 607.


Portanto, a acreditar que o livro secreto diz a verdade, Boanerges não ajudou a repressão antes de ser preso. A obra ressalta, contudo, sem especificar as condições, que Boanerges ‘abriu’ informações nos interrogatórios que levaram à prisão e morte dos guerrilheiros do Grupo da Ilha: Ruy Carlos Vieira Berbert e Jeová Assis Gomes. Relata, ainda, que o médico contou a seus interrogadores sobre uma fazenda que o Molipo tinha na região de Araguaína (no atual estado do Tocantins), para servir de base para ações de guerrilha rural. Segundo o livro, os agentes da repressão demoraram a localizar a fazenda, o que permitiu aos três guerrilheiros que a ocupavam fugir”.

Local de morte/desaparecimento
Pindorama (TO)
Organização política ou atividade
MOLIPO
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
AT0.21.03 e AT0.21.04
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player