esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: ABÍLIO CLEMENTE FILHO
 
ABÍLIO CLEMENTE FILHO

Nome: ABÍLIO CLEMENTE FILHO

Pai: Abílio Clemente

Mãe: Maria Helena Correa

Idade quando desaparecido: 22 anos

Dôssie
057/2002
Procedimento administrativo CEMDP
00005.200640/2016-43
Nome
ABÍLIO CLEMENTE FILHO
Data de Nascimento
17/04/1949
Status
Desaparecido
Biografia

 

Abílio Clemente Filho, aluno do 4º ano de Ciências Sociais em Rio Claro, interior de São Paulo, unidade que em 1976 passaria a integrar a Universidade Estadual Paulista (Unesp), era ativista do Movimento Estudantil, desapareceu no dia 10/04/1971, quando caminhava com um amigo na praia de José Menino, em Santos (SP).

 

No procedimento analisado pela CEMDP está anexado um relato de Maria Amélia de Almeida Teles, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos de São Paulo, informando ter encontrado no Arquivo Público do Estado de São Paulo, na parte referente aos documentos secretos do extinto DOPS/SP, uma ficha escolar de Abílio Clemente Filho, da época em que cursava o colegial, na Escola Estadual Fernão Dias Paes, no bairro Pinheiros, em São Paulo, SP.

 

De acordo com os registros policiais, essa ficha teria sido encontrada na residência de Ishiro Nagami, militante morto juntamente com Sérgio Correa, em 4 de setembro de 1969, quando o carro em que ambos trafegavam explodiu na rua da Consolação, em São Paulo, possivelmente em conseqüência da detonação de explosivos que estariam transportando.

 

Joana D’Arc Gontijo, presa no DOI-CODI/SP na época, chegou a denunciar ter ouvido gritos de um homem jovem durante toda a noite, na mesma data da prisão de Abílio. Ela acredita que o jovem parou de gritar porque tinha morrido. Joana tentou descobrir quem era a vítima torturada até morrer, mas nunca conseguiu identificá-la.

 

O caso de Abílio foi também examinado pela Comissão de Indenização dos Presos Políticos do Estado de São Paulo, sendo deferido. Considerou aquela comissão que “do conjunto dos indícios apresentados e do conhecimento dos procedimentos dos órgãos de repressão, era possível concluir pelo desaparecimento por razões políticas de Abílio Clemente Filho”.

 

Ao elaborar seu voto, o relator da CEMDP se baseou nas declarações do deputado estadual paulista Antônio Mentor, que foi seu companheiro de república estudantil em Rio Claro e afirmou: “Abílio Clemente desapareceu quando em viagem a Santos, no dia 10/04/1971. Estava envolvido no Movimento Estudantil e chegou a participar de organização clandestina de combate à ditadura”; e de Maria Amélia de Almeida Teles, que afirma “ter sido procurada pela interessada irmã de Abílio, em meados de 1990, quando não se cogitava de qualquer indenização por tortura, morte ou desaparecimento político”1.

 

Local de morte/desaparecimento

 

Santos, São Paulo. 

Circustância de morte/desaparecimento

 

Desapareceu no dia 10/04/1971, quando caminhava com um amigo na praia de José Menino, em Santos (SP).

Organização política ou atividade
Movimento Estudantil.
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
21/05/2012
Notação Arquivo Nacional
AT0.01.04; AT0.01.05
Referências

 

1 Brasil. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos. 1ª Edição. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. p. 156.

Data da autuação
12/12/2002
Descrição (resumo do procedimento administrativo)

Procedimento contendo 2 volumes. Total de 245 páginas.

Procedimento administrativo de busca, localização e identificação dos restos mortais

Processo: 00005.201622/2016-89
Os familiares poderão solicitar acesso aos detalhes do procedimento através do e-mail desaparecidospoliticos@sdh.gov.br ou pelo telefone (61) 2027 3484.

 


Data do julgamento
02/08/2006
Resultado do julgamento
Deferido
Data da publicação no DOU
09/08/2006
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player