esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: JOSÉ ISABEL DO NASCIMENTO
 
JOSÉ ISABEL DO NASCIMENTO

Nome: JOSÉ ISABEL DO NASCIMENTO

Pai: Joaquim Isabel do Nascimento

Mãe: Maria Claudina de Jesus

Idade quando desaparecido: 32 anos

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
151/04
Nome
JOSÉ ISABEL DO NASCIMENTO
Data de Nascimento
08/07/1931
Municipio de Nascimento
Antônio Dias (MG)
Status
Morto
Biografia
 
José Isabel do Nascimento, fotógrafo amador e funcionário da empresa Fichet, empreiteira da Usiminas, era casado com Geralda Aguiar do Nascimento, com quem teve cinco filhos. Segundo a família, José Isabel saiu de casa, no centro de Coronel Fabriciano, para mais um dia de trabalho na área de montagem e construção. Ficou junto aos operários grevistas no piquete organizado em frente à portaria principal de acesso à usina.

Como trazia a máquina fotográfica, José passou a registrar a movimentação em frente à fábrica. Fotografou um soldado com uma metralhadora de tripé, momentos antes do inicio do tiroteio. Na verdade, José teve tempo de bater um filme inteiro, tirá-lo da máquina e colocar outro. Quando ia bater a primeira foto do novo filme, foi atingido por disparo de fuzil e caiu. José Isabel foi submetido a duas cirurgias, mas morreu dez dias depois, no Hospital Santa Terezinha, em Coronel Fabriciano. O legista José Ávila diagnosticou “abscesso subepático devido a projétil de arma de fogo”.
Local de morte/desaparecimento
Ipatinga (MG)
Organização política ou atividade
Não definida
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Data do julgamento
26/10/2004
Resultado do julgamento
Deferido
Data da publicação no DOU
29/10/2004
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player