esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: ANTÔNIO BEM CARDOSO
 
ANTÔNIO BEM CARDOSO

Nome: ANTÔNIO BEM CARDOSO

Pai: Antônio Figueira Cardoso

Mãe: Otavina Bem Cardoso

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
369/97 e 075/02
Nome
ANTÔNIO BEM CARDOSO
Data de Nascimento
21/09/1938
Municipio de Nascimento
Serrita
Status
Morto
Biografia

 

Seu nome nunca constou das listas de mortos e desaparecidos, sendo conhecido a partir do requerimento apresentado por sua viúva. Protocolado em 10/04/1997 foi examinado pela CEMDP na reunião de 25/03/1998, sendo indeferido por unanimidade, por se tratar de pleito intempestivo. O caso voltou a ser apresentado à Comissão Especial quando entrou em vigor a Lei 10.536/02, que substituiu a Lei nº 9.140/95, abrindo novamente o caso para apresentação de requerimentos.


Antônio Bem Cardoso foi morto na madrugada de 01/06/1970, na cidade de Jati, no Cariri cearense. O relato do ocorrido foi feito por sua mulher, Iulene, que presenciou a morte, na casa onde moravam. Iulene foi despertada por um estouro. Ato contínuo, Antônio passou correndo pelo corredor, gritando: “Atiraram em mim”. Tinha o peito encharcado de sangue. As filhas acordaram em pânico. Da rua, a esposa ouviu vozes que se identificavam como sendo da Polícia Federal e ordens para que o marido se entregasse. Antônio agonizava. Com a arma de um policial apontada para sua cabeça, Iulene foi obrigada a sair de casa com as duas filhas. No pátio e na rua, outros policiais ameaçavam os que tentavam defendê-la. À tarde, foi levada da casa onde se refugiara para prestar depoimento na delegacia de Brejo Santo.


Matéria de um jornal da época, não identificado, noticiou a morte. Em julho de 2004, o jornal O Povo publicou a história de Antônio, citado dentre os 15 cearenses mortos ou desaparecidos durante a ditadura.


Diversas tentativas foram feitas pela relatora para localizar o inquérito, laudo ou perícia de local junto à Delegacia de Polícia de Jati e deBrejo Santo. Duas fotos do corpo integram o processo, cuja procedência não é informada. Antonio fora militante da ALN, atuando no Ceará sob a coordenação de Arnaldo Cardoso Rocha, dirigente da organização morto em 1973.

Local de morte/desaparecimento
...
Organização política ou atividade
ALN
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
CD-009
Data do julgamento
02/08/2005
Resultado do julgamento
Deferido
Data da publicação no DOU
22/08/2005
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player