esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: Vandick Reidner Pereira Coqueiro
 
Vandick Reidner Pereira Coqueiro

Nome: Vandick Reidner Pereira Coqueiro

Pai: Arnóbio Santos Coqueiro

Mãe: Elza Pereira Coqueiro

Idade quando desaparecido: 25 anos

Dôssie
NC
Procedimento administrativo CEMDP
046/96
Nome
Vandick Reidner Pereira Coqueiro
Data de Nascimento
09/12/1949
Municipio de Nascimento
Boa Nova (BA)
Codinome(s)
João, Miguel, João Goiano
Status
Desaparecido
Biografia

 

Vandick estudou em Jequié, no Instituto Régis Pacheco. Naquela cidade, participou de um grupo de estudo de literatura junto com outras duas guerrilheiras do Araguaia: sua futura esposa, Dinaelza, também desaparecida, e Luzia Reis Ribeiro, presa em 1972 . Mais tarde, cursou Economia na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, até o 3º ano. Fez parte do Comitê Estudantil do PCdoB, em 1970, quando foi eleito para o DCE da Universidade. Era também professor de História. Em 1971, ele e Dianelza Santana Coqueiro, sua mulher, foram juntos para a região do Gameleira, onde ficou conhecido como João Goiano, do Destacamento B.

Segundo o Relatório Arroyo, “Dinaelza e Vandick haviam ficado perto do local onde houvera o tiroteio em 17/12 contra Antônio Teodoro e Elmo, para encontrá-los e deveriam retornar no dia 28/12 num local bem próximo de onde houvera o tiroteio do dia 25/12, segundo informações de Osvaldão. No entanto, Antônio e Elmo já haviam se encontrado com Arroyo em outro local. Desde esta data estão desaparecidos”. No entanto, Antônio e Elmo já haviam se encontrado com Arroyo em outro local. Desde esta data estão desaparecidos”. No entanto, Antônio e Elmo já haviam se encontrado com Arroyo em outro local. Desde esta data estão desaparecidos.

O relatório do Ministério da Marinha, apresentado em 1993 ao ministro da Justiça Maurício Corrêa, registra apenas que foi “morto em 17/01/1974, pela equipe C 11”.

Pedro Vicente Ferreira, conhecido por Pedro Zuza, em depoimento prestado ao Ministério Público Federal, em 07/07/2001, disse que serviu de guia durante dois meses na região do Embaubal e que buscavam a turma do Osvaldão, já tendo matado o Amaury (Paulo Roberto Pereira Marques) e Zé Goiano ou João Goiano, como era chamado o Vandick, na região.

Estudou no Instituto Régis Pacheco, em Jequié/BA. Posteriormente, cursou a Faculdade de Economia da UFBA, em Salvador, até o 3º ano. Participou do movimento estudantil da época, sendo eleito para o DCE da UFBA. Nessa época era também professor de História. No Araguaia, Vandick e sua companheira Dinaelza, moravam na região do rio Gameleira. Pertencia ao Destacamento B da guerrilha.

 

Local de morte/desaparecimento
Embaubal (PA)
Circustância de morte/desaparecimento

 

Organização política ou atividade
PCdoB
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
ACE 54730/86
Referências

 

Biografia
1 BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à Memória e à Verdade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. p.

voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player