esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: JOSÉ INOCÊNCIO BARRETO
 
JOSÉ INOCÊNCIO BARRETO

Nome: JOSÉ INOCÊNCIO BARRETO

Pai: Manoel Inocêncio Barreto

Mãe: Cosma Laurinda de Lima

Idade quando desaparecido: 32 anos

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
045/02
Nome
JOSÉ INOCÊNCIO BARRETO
Data de Nascimento
16/10/1940
Municipio de Nascimento
Escada (PE)
Status
Morto
Biografia
 
O camponês e líder sindical rural José Inocêncio Barreto era casado com Noemia Maria Barreto e tinha três filhos. Foi morto a tiros por agentes do DOPS/PE, em 05/10/1972 no Engenho Matapiruna, na cidade de Escada (PE). Seu nome constava no Dossiê dos Mortos e Desaparecidos como José Inocêncio Pereira, a partir de denúncia apresentada pela CNBB, divulgada em nota oficial emitida pela Arquidiocese de Olinda e Recife.

Relatório do DOPS/PE informa que forças de segurança foram ao município de Escada para efetuar a prisão de Luiz Inocêncio Barreto, conhecido na região por ‘Luiz Carneiro’, irmão de José Inocêncio, e de outro trabalhador citado apenas como Anselmo. Anselmo foi detido e os oficiais foram em busca de Luiz Inocêncio no Engenho Matapiruna de Baixo. Na versão oficial constante do inquérito, os policiais do DOPS afirmam que os irmãos Barreto teriam reagido com golpes de foice à prisão.

O ofício assinado pelo delegado Bartolomeu Ferreira de Melo e encaminhado ao DOPS na mesma data da morte do  amponês fala de atos subversivos praticados por Luiz Inocêncio Barreto e seus adeptos. O documento diz, ainda, que foram apresentados os cadáveres de Severino Fernando da Silva e José Inocêncio Barreto ao IML. Os legistas José Marcos Ionas Pereira Barbosa e Lúcio José Rodrigues apontaram como causa mortis “hemorragia interna e externa, decorrente de ferimentos transfixantes da cabeça, tronco e membros causados por projéteis de arma de fogo”.

Na CEMDP o requerimento foi deferido por unanimidade em julgamento realizado em 1º/12/2004. Os familiares de Severino não apresentaram requerimento à CEMDP. Estranhamente os nomes de Severino Fernandes da Silva e José Inocêncio Barreto constam dos livros de Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-CODI/SP, como tendo sido mortos, em 6/10/72, por “terroristas durante agitação no meio rural”.
Local de morte/desaparecimento
Escada (PE)
Organização política ou atividade
Sindicalista rural
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Data da publicação no DOU
07/12/2004
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player