esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: PAULO MENDES RODRIGUES
 
PAULO MENDES RODRIGUES

Nome: PAULO MENDES RODRIGUES

Pai: Francisco Alves Rodrigues

Mãe: Otília Mendes Rodrigues

Idade quando desaparecido: 42 anos

Dôssie
131/96
Procedimento administrativo CEMDP
00005.2015552/2016-69
Nome
PAULO MENDES RODRIGUES
Data de Nascimento
25/09/1931
Municipio de Nascimento
Cruz Alta (RS)
Codinome(s)
Paulo, Mauro Rodrigues, Paulo Rodrigues, Paulão, Comandante
Status
Desaparecido
Biografia

 

Gaúcho de Cruz Alta, Paulo Mendes começou a militância política no início da década de 1960. Economista de formação, viveu em São Leopoldo (RS) antes do Golpe de Estado de 1964. Abandonou a profissão em função das perseguições políticas. Em documentos dos órgãos de inteligência do regime militar, seu nome consta de uma relação de militantes do PCdoB que teriam recebido treinamento de guerrilhas na China, ao lado de Osvaldão, João Carlos Haas, André Grabois, Gilberto Olímpio Maria, Michéas, Divino, Miguel Pereira dos Santos, Nelson Piauhi Dourado e José Humberto Bronca.


Foi um dos primeiros quadros do PCdoB a ser implantado na região do Araguaia, comprando terras em Caianos. Membro efetivo do Comitê Central do PCdoB, foi hábil criador de gado na região. Conhecido como “médico” pelos moradores locais, foi comandante do Destacamento C da Guerrilha, até ser transferido para a guarda da Comissão Militar. Morreu em 25/12/1973, juntamente com Maurício Grabois, Gilberto Olímpio Maria e Guilherme Gomes Lund.

Segundo o Jornal do Brasilde 24/03/1992 seu corpo estava crivado de balas. Nas fichas entregues ao jornal  Jornal do Brasil de 24/03/1992 seu corpo estava crivado de balas. Nas fichas entregues ao jornal  Jornal do Brasil O Globo, em 1996 há a seguinte anotação: “Paulo Mendes Rodrigues ou Paulo Rodrigues Milhomen, membro da Comissão Militar, morto em 25 Dez 73”.

No livro Operação Araguaia, de Taís Morais e Eumano Silva, consta sobre ele: “As baixas sofridas nos primeiros meses de confronto deixaram Paulo transtornado. O Destacamento C ficou oito meses isolado da Comissão Militar. Quando o contato foi retomado, Paulo perdeu o cargo de comandante para Pedro Gil (Gilberto Olímpio) e passou a integrar a CM. A partir do ataque do Natal de 1973, não foi mais visto”1.

 

Militante comunista desde o início da década de 60. Economista, natural do Rio Grande do Sul. Devido às perseguições políticas, abandonou a profissão, sendo dos primeiros a chegar à região de Caianos, no Araguaia. Foi comandante do Destacamento C e depois integrou-se à Guarda da Comissão Militar2.

 

Local de morte/desaparecimento

 Palestina (PA)

Organização política ou atividade

 

Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
ACE 651/6/73
Referências

 

Biografia
1 BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à Memória e à Verdade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. p 231.

Descrição (resumo do procedimento administrativo)
 

Procedimento administrativo de busca, localização e identificação dos restos mortais


Processo: 00005.2015552/2016-69
Os familiares poderão solicitar acesso aos detalhes do procedimento através do e-mail desaparecidospoliticos@sdh.gov.br ou pelo telefone (61) 2027 3484.


voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player