esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: JOSÉ TOLEDO DE OLIVEIRA
 
JOSÉ TOLEDO DE OLIVEIRA

Nome: JOSÉ TOLEDO DE OLIVEIRA

Pai: José Sebastião de Oliveira

Mãe: Adaíde Toledo de Oliveira

Idade quando desaparecido: 31 anos

Dôssie
013/96
Procedimento administrativo CEMDP
00005.201801/2016-16
Nome
JOSÉ TOLEDO DE OLIVEIRA
Data de Nascimento
17/07/1941
Municipio de Nascimento
Uberlândia (MG)
Codinome(s)
Vitor, Vitório, José Antônio de Oliveira
Status
Desaparecido
Biografia

 

Mineiro de Uberlândia, advogado e bancário, José Toledo ainda não completara 20 anos quando se tornou funcionário do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se filiou ao Sindicato dos Bancários. Como ativista político, editou o jornal Elocom o deputado federal João Alberto. Utilizando o pseudônimo de Sobral Siqueira, tinha uma coluna fixa no periódico.  Elo com o deputado federal João Alberto. Utilizando o pseudônimo de Sobral Siqueira, tinha uma coluna fixa no periódico. Foi eleito diretor da Associação dos Funcionários do Banco. Nessa época, ingressou no Partido Comunista e mais tarde optou pelo PCdoB.

Após abril de 1964, ocorrendo intervenção naquele sindicato, o jornal foi fechado. Apesar das numerosas demissões efetuadas por ra- Elo foi fechado. Apesar das numerosas demissões efetuadas por razões políticas no Banco de Crédito Real, José Toledo permaneceu trabalhando, porque escrevia com pseudônimo e não foi identificado. Em 01/08/1969 foi preso no trabalho, junto com outros bancários, pelo DOPS. Transferido para o Cenimar, na Ilha das Flores, foi submetido a torturas, que denunciou posteriormente na Justiça Militar. Terminaria sendo absolvido no processo, mas deixou o Banco e passou a militar na clandestinidade. Juntou-se então aos outros companheiros do PCdoB que haviam se deslocado para a região do Araguaia.

Além da referência do “livro negro” do Exército, transcrita no caso anterior, o Relatório do Ministério do Exército, apresentado em 1993 ao ministro da Justiça Maurício Corrêa, registra que José Toledo era “militante do PCdoB, utilizava o nome falso de José Antônio de Oliveira e os codinomes Vitório e Vítor. Participou da Guerrilha do Araguaia”.

Já o relatório da Marinha, do mesmo ano, traz mais informações sobre suas atividades políticas anteriores, de oposição ao regime militar: “ABR/68, foi preso na Favela da Rocinha quando distribuía panfletos subversivos conclamando o povo e incitando os trabalhadores contra o arrocho salarial. AGO/69, preso dia 1º de agosto 1969, no Sindicato dos Bancários da Guanabara, durante assembléia da classe ali realizada para aumento salarial. AGO/69, preso e recolhido ao Departamento Especial de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores, à disposição do IPM instaurado contra o mesmo. JUL/70, foi posto em liberdade de acordo com o alvará de soltura de 31 JUL 70, do Auditor das Auditorias da Marinha”.

Era advogado e bancário. Por suas atividades políticas e sindicais, esteve preso na Ilha Grande. Ao conseguir a liberdade, mudou-se para o Araguaia, na região de Caianos. Pertenceu ao Destacamento C da Guerrilha, do qual era vice-comandante. Morreu em 21/9/72. Homenagens: Nome de rua em São Paulo - DOM 27/06/92 - dec. 31.804 de 26/06/921.

 

Local de morte/desaparecimento
.
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
ACE 54730/86
Referências

 

Biografia
1 BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à Memória e à Verdade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. p.

Descrição (resumo do procedimento administrativo)
 

Procedimento administrativo de busca, localização e identificação dos restos mortais


Processo: 00005.201801/2016-16
Os familiares poderão solicitar acesso aos detalhes do procedimento através do e-mail desaparecidospoliticos@sdh.gov.br ou pelo telefone (61) 2027 3484.


voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player