esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: CUSTÓDIO SARAIVA NETO
 
CUSTÓDIO SARAIVA NETO

Nome: CUSTÓDIO SARAIVA NETO

Pai: Dario Saraiva Leão

Mãe: Hilda Quaresma Saraiva Leão

Idade quando desaparecido: 21 anos

Dôssie
007/96
Procedimento administrativo CEMDP
00005.201511/2016-72
Nome
CUSTÓDIO SARAIVA NETO
Data de Nascimento
05/04/1952
Municipio de Nascimento
Fortaleza (CE)
Status
Desaparecido
Biografia

 

Custódio era cearense de Fortaleza, compunha com Uirassu Assis Batista, seu companheiro de atividades no Movimento Estudantil secundarista – Custódio em Fortaleza, Uirassu em Salvador -, a dupla mais jovem entre todos os guerrilheiros do Araguaia, tendo nascido no mesmo dia e possuindo ambos 20 anos quando se iniciaram os confrontos armados. Perseguido por sua militância estudantil no Ceará e já militante do PCdoB, optou por ir viver às margens do Araguaia, estabelecendo-se na localidade de Chega com Jeito, próximo a Brejo Grande, onde ficou conhecido como Lauro1.

 

Incorporou-se ao Destacamento A, sendo mais tarde transferido para o corpo da guarda da Comissão Militar. Foi visto pela última vez por seus companheiros no dia 30 de dezembro de 1973. O Relatório do Ministério da Marinha, apresentado em 1993 ao ministro da Justiça, afirma que Custódio “foi morto em 15 de fevereiro de 1974, em Xambioá”1.

 

Os jornalistas Taís Morais e Eumano Silva escreveram sobre ele em Operação Araguaia: “Órfão de pai, começou a militar no Movimento Secundarista do Ceará. Participou de manifestações de rua e entrou para a lista dos perseguidos da repressão. Viajou pelo Brasil para ajudar na organização política dos estudantes do segundo grau. Num encontro entre dirigentes da UBES e da UNE, em Salvador, conheceu militantes mais tarde deslocados para o Araguaia. Entre eles estava a líder Helenira Resende. Combateram juntos no Destacamento A. Durante os confrontos,Lauro foi deslocado para a guarda da Comissão Militar. Morreu em 15 de fevereiro de 1974, segundo a Marinha”1.
 

Local de morte/desaparecimento

 .

Referências

 

Biografia

1 Brasil. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à Memória e à Verdade: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos - Brasília : Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. p. 244.

Descrição (resumo do procedimento administrativo)
 

Procedimento administrativo de busca, localização e identificação dos restos mortais


Processo: 00005.201511/2016-72
Os familiares poderão solicitar acesso aos detalhes do procedimento através do e-mail desaparecidospoliticos@sdh.gov.br ou pelo telefone (61) 2027 3484.


voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player