Nome: JOSÉ MAURÍLIO PATRÍCIO
Pai: Joaquim Patrício
Mãe: Izaura de Souza Patrício
Idade quando desaparecido: 32 anos
Capixaba de Santa Teresa, iniciou seus estudos no Colégio Singular, em São João de Petrópolis, em 1954. No ano seguinte foi para o Grupo Escolar do Colégio Agrícola de Santa Tereza, onde terminou o curso primário. Continuou na mesma escola, no curso de Iniciação Agrícola e, em seguida, no Curso de Técnico Agrícola, formando-se em 1966.
Em 1967, foi para o Rio de Janeiro, estudar na Universidade Rural, onde cursou Educação Técnica. Em 1968, foi preso no 30º Congresso da UNE, em Ibiúna (SP). Após a edição do AI-5, passou a atuar na clandestinidade. Mais tarde, já militante do PCdoB, mudou-se para o Ara-guaia, indo viver nas margens do Rio Gameleira e integrando-se ao Destacamento B e adotando o codinome Manoel.
A última informação sobre ele no Relatório Arroyo é que, “(...) junto com Suely Kamayano havia saído antes do dia 25/12/73, para buscar Cilon e José Lima Piauhy Dourado. Deveriam retornar dia 28/12, ao local onde houve o tiroteio do dia 25/12. Nunca mais foram vistos”. O Relatório do Ministério da Marinha, de 1993, traz a informação de que “foi morto em out/74, na localidade de Saranzal”. O Relatório da Marinha, do mesmo ano, contém a informação de que teria realizado curso de guerrilha “provavelmente na China”1.
Era estudante do curso técnico de Agronomia, anexo à Universidade Rural do Rio de Janeiro, onde era conhecido pelos apelidos de "Puru" e "Pobreza". Em 1968, foi preso no XXX Congresso da UNE, em Ibiúna. Com a decretação do AI-5, mudou-se para o interior, indo para o Araguaia, onde morou na região do Gameleira e pertenceu ao Destacamento B da guerrilha2.
.
Biografia
1 BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à Memória e à Verdade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. p.
Procedimento administrativo de busca, localização e identificação dos restos mortais
Processo: 00005.201759/2016-33
Os familiares poderão solicitar acesso aos detalhes do procedimento através do e-mail desaparecidospoliticos@sdh.gov.br ou pelo telefone (61) 2027 3484.
Atualize o Flash Player