Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
149/96
Nome
PAULINE PHILIPE REICHSTUL
Data de Nascimento
18/07/1947
Municipio de Nascimento
Praga (Tchecoslováquia)
Status
Desaparecido
Biografia
Pauline Reichstul nasceu em Praga, em 1947, filha de judeus poloneses. Seus pais eram sobreviventes da Segunda Guerra e se casaram depois de encerrado o conflito. Viveram primeiramente na Tchecoslováquia, onde Pauline nasceu. Quando a menina tinha 18 meses, a família mudou-se para Paris, onde viveu até 1955, voltando então a migrar, agora em direção ao Brasil.
Com 8 anos de idade, Pauline foi estudar no Liceu Pasteur, em São Paulo. Viveu também no Estado de Israel, por um ano e meio, onde trabalhou e estudou. Depois de curtas estadas na Dinamarca e na França, fixou residência na Suíça em 1966, primeiramente em Lausanne e depois em Genebra. Completou o curso de Psicologia na Universidade de Genebra em 1970. Nesse período, passou a ter contatos com movimentos de estudantes brasileiros de resistência ao regime militar. Trabalhou com vários órgãos de divulgação na Europa denunciando as violações de Direitos Humanos no Brasil, em especial as torturas e mortes de militantes. Foi namorada e depois esposa de Ladislas Dowbor, dirigente da VPR banido do país em junho de 1970, quando do seqüestro do embaixador alemão no Brasil.
Apesar de perfeitamente identificada pelos órgãos de repressão, Pauline foi sepultada como indigente no Cemitério da Várzea, em Recife. No dia 12/01/1973 foi autorizada a exumação do corpo e o traslado para São Paulo. Após a aprovação do processo na CEMDP, o irmão de Pauline, Henri Philippe Reichstul, ex-preso político e ex-presidente da Petrobras, criou uma fundação com o objetivo de investir em projetos sociais a indenização recebida pela família. Fundado em 1999, o Instituto Pauline Reichstul de Educação Tecnológica, Direitos Humanos e Defesa do Meio Ambiente, é uma organização não-governamental que atende crianças e adolescentes, especialmente no Conjunto Taquari, numa região carente de Belo Horizonte (MG).
Local de morte/desaparecimento
Abreu e Lima (PE)
Organização política ou atividade
VPR
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009