esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: NORBERTO ARMANDO HABEGGER
 

Nome: NORBERTO ARMANDO HABEGGER

Pai: Armando Habegger

Mãe: Maria Mercedes Gómez

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
278/96
Nome
NORBERTO ARMANDO HABEGGER
Data de Nascimento
09/08/1941
Municipio de Nascimento
Arrecifes, Província de Buenos Aires/Argentina
Status
Desaparecido
Biografia

 

Norberto era cidadão argentino, jornalista, ensaísta e escritor. Desapareceu em 31/07/1978, quando chegou ao Rio de Janeiro provenienteda cidade do México. Seu nome consta no Dossiê dos Mortos e Desaparecidos Políticos e na lista anexa à Lei nº 9.140/95. Em 1964, erasecretário-geral da Juventude Democrata-Cristã na Argentina e foi um dos fundadores do Partido Peronista Autêntico, braço político dosMontoneros. Era casado com Florinda Castro e tinha um filho. Vivia no México desde 1977.

 

Em 30 de julho embarcou às 14 horas, na cidade do México, para o Rio de Janeiro, num vôo da Panam. Desapareceu no Rio, depois demanter contato telefônico com seus companheiros na Espanha. Usava um passaporte com o nome de Hector Esteban Cuello. Seu desembarque no Rio de Janeiro, no dia seguinte, foi confirmado, pelo embaixador da Argentina no Brasil, Oswaldo Camchion, que escreveu cartaafirmando que uma pessoa argentina de nome Hector Esteban Cuello deu entrada em território brasileiro. Desde então, Norberto não foimais visto. Gestões feitas junto às autoridades brasileiras em nada resultaram a respeito do seu paradeiro.

 

No relatório constante do registro nº 1713 da Conadep argentina (Comision Nacional sobre la Desaparicion de Personas), consta que testemunhas afirmaram que o seqüestro foi planejado pelos órgãos de segurança argentinos no centro clandestino El Banco, envolvendo os serviços de inteligência brasileiros, que o teriam torturado antes de entregá-lo aos policiais argentinos. Em dezembro de 1978, teria sido visto, vivo, em um centro clandestino argentino. Segundo outros testemunhos, o sequestro aconteceu no dia 3 de julho, no Rio de Janeiro.

 

O depoimento de sua esposa à Conadep fixa o desaparecimento como tendo ocorrido no Brasil, presumivelmente no Rio de Janeiro, em 31 de julho ou 1º de agosto de 1978. Conta que ele estava trabalhando como jornalista no México desde junho de 1977 e que ela já tinha apresentado denúncia sobre o desaparecimento à OEA, à ACNUR, ao Vaticano e à Anistia Internacional.

Local de morte/desaparecimento
Rio de Janeiro (RJ)
Organização política ou atividade
Montonero
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player