esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: NELSON JOSÉ DE ALMEIDA
 
NELSON JOSÉ DE ALMEIDA

Nome: NELSON JOSÉ DE ALMEIDA

Pai: Manoel Cezalpim de Almeida

Mãe: Ana Tereza de Almeida

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
074/96
Nome
NELSON JOSÉ DE ALMEIDA
Data de Nascimento
194710
Municipio de Nascimento
Mendes Pimentel (MG)
Status
Desaparecido
Biografia

 

O estudante mineiro Nelson José de Almeida era filho de camponeses humildes da região do Vale do Rio Doce. Aos 10 anos, mudou-se com sua família de Mendes Pimentel para Governador Valadares. Desde muito cedo já trabalhava, vendendo produtos agrícolas. Depois de terminar o antigo primário, mudou-se novamente, com a família, desta vez para Brasília, onde o irmão mais velho já estava morando. Nelson teve que encarar serviços pesados, como ajudante de pedreiro, apesar de sua pouca idade. Estudou, à noite, em Sobradinho, e assim concluiu o curso ginasial.

 

Foi nessa época que passou a militar na Corrente, grupo dissidente do PCB em Minas Gerais, incorporado mais tarde à ALN. Documentos dos órgãos de segurança do regime militar o acusam de ter participado em algumas ações armadas em Belo Horizonte, sendo que no assalto a uma boate, em 01/12/1968, teria disparado contra um cozinheiro, que foi ferido mas sobreviveu.

 

Nelson foi morto aos 21 anos, em 11/04/1969, na cidade de Teófilo Otoni. Na prisão, foi reconhecido pelo soldado, Artur Orozimbo, seu colega de infância, que avisou a família de sua morte. Há diferentes versões para as circunstâncias concretas da morte nos documentos oficiais, não tendo sido possível constatar a verdade, apesar do grande empenho do relator. Alguns documentos informam que teria morrido durante assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal em Teófilo Otoni, assalto esse que nunca ocorreu. Outros documentos registram que fora capturado em diligência policial e que, ao tentar fugir foi baleado, tendo morrido em um hospital da cidade. Outra versão é dada no atestado de óbito, onde consta que Nelson falecera na via pública, à rua Wenefredo Portella - endereço da cadeia e do Quartel da PM e Tiro de Guerra.

 

O assento de óbito foi feito em 12/04/1969, tendo sido declarante o cidadão João Gabriel da Costa, mais conhecido por “Siono”, agente funerário da cidade durante meio século. O atestado foi firmado por Christobaldo Motta de Almeida, que declarou “rigidez, hipóstase dorsal, hipotermia, midríase”. Como causa da morte, a indicação de “ferida perfuro contusa do tórax com lesão de órgão e víscera interna, dando em conseqüência grave hemorragia interna – conforme certidão da necropsia”.

 

Para a CEMDP, a prova definitiva foi localizada nos arquivos do STM, quando encontrado um documento da PM de Minas Gerais com o seguinte teor:

 

“Belo Horizonte - 20 de maio de 1969

Do Major PM Rubens Jose Ferreira, Chefe Int. da G/2

Ao Senhor Tem. Cel. EB Manoel Alfredo Camarão de Albuquerque

DD Encarregado de IPM

OFICIO Nº 730-69

ASSUNTO: MATERIAL APREENDIDO DE NELSON JOSÉ DE ALMEIDA

REFERÊNCIA: ‘OPERAÇÃO CORRENTE’

I - No dia 10 de Abril de 1969 esta Secção enviou a Teófilo Otoni, MG, o 1º Tenente PM MURILO AUGUSTO DE ASSIS TOLEDO, a fim de fazer o levantamento do ‘Aparelho da Corrente’, localizado naquela cidade e, se encontrado, prender os componentes da referida ‘Organização’ que poderiam ser ali encontrados.

II - O Oficial, com a ajuda do Contingente Policial daquela cidade, localizou o endereço - Travessa do Rubim, 23 -, constatando a existência, de fato, do ‘Aparelho’.

III - Durante a diligência foi capturado, ao chegar no ‘Aparelho’, Nelson José de Almeida, que, posteriormente, ao forçar fuga, foi baleado e veio a falecer em Hospital de Teófilo Otoni”.

 

O relator do processo concluiu, com as provas apontadas, que sem dúvida Nelson fora preso e morto sob a custódia da PM.

Local de morte/desaparecimento
Teófilo Otoni (MG)
Organização política ou atividade
Corrente
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Referências
...
Data da autuação
23/04/1996
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player