esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: NEWTON EDUARDO DE OLIVEIRA
 

Nome: NEWTON EDUARDO DE OLIVEIRA

Pai: Abelardo Augusto de Oliveira

Mãe: Aurora Luiza Galvão

Idade quando desaparecido: 43 anos

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
...
Nome
NEWTON EDUARDO DE OLIVEIRA
Data de Nascimento
13/10/1921
Municipio de Nascimento
Recife (PE)
Status
Morto
Biografia

Newton Eduardo de Oliveira, natural de Recife (PE), nascido em 13 de outubro de 1921, era presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas em abril de 1964, e atuava como liderança sindical de projeção nacional, fazendo parte do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT).

 

Com os direitos políticos cassados pelo Ato Institucional n.º 09, no qual constavam nomes de inúmeros líderes sindicais, entre eles vários presidentes de federações nacionais de trabalhadores, foi vítima de diversas perseguições e arbítrios.

 

Por força das privações a que fora submetido, juntamente com a sua família, foi forçado a atentar contra a própria vida, vindo a falecer em 01 de setembro de 1964. Em carta de despedida, Newton demonstrou o profundo desgosto que sentia em razão das perseguições e do isolamento delas decorrente: “Pensei muito nesses cinco meses. Só via duas saídas: a morte ou a prisão, com todas as consequências de uma polícia desumana e cruel. Preferi a morte.”

 

A família de Newton ingressou apresentou pedido a Comissão Especial Especial  sobre Mortos e Desaparecidos Políticos em 31 de maio de 2004. Por meio do pedido, requeria o direito à reparação previsto na Lei 9.140 de 1995. O pedido, apreciado em 03 de novembro de 2005, foi deferido. Em seu voto, o relator Conselheiro Belisário dos Santos Júnior destaca: “Não há qualquer dúvida em relação ao caráter político da perseguição movida aos líderes sindicais pelo golpe militar se 1964, em especial a Newton Eduardo de Oliveira. Após a edição da lei 10.875 de 2004, não há sequer a necessidade de demonstrar morte não natural em condições de prisão.” 
Local de morte/desaparecimento
Rio de Janeiro (RJ)
Organização política ou atividade
PCB
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
...
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player