esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: MIGUEL SABAT NUET
 
MIGUEL SABAT NUET

Nome: MIGUEL SABAT NUET

Pai: Miguel Sabat Nuet

Mãe: Mon Serrat Nuet

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
088/02
Nome
MIGUEL SABAT NUET
Data de Nascimento
12/03/1923
Municipio de Nascimento
Barcelona (Espanha)
Status
Morto
Biografia
 

Miguel Sabat Nuet, nascido em 03 de março de 1923, era natural de Barcelona, Espanha. Sua condição de vítima da ditadura começou a ser descoberta quando, durante pesquisa em arquivos secretos do DOPS/SP, a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, em 1991, tomou conhecimento de uma requisição de exame ao Instituto Médico Legal que continha a letra “T” escrita em tinta vermelha. A marca era mais que uma coincidência, tratava-se de inscrição utilizada pelos órgãos de repressão para identificar os militantes políticos mortos, os quais chamavam “terroristas”.


De acordo com relação de presos, datada de 12 de dezembro de 1973 e assinada por José Airton Bastos e Manoel Nascimento da Silva, da qual constavam outros 19 nomes - alguns deles de estrangeiros em situação irregular no país ou aguardando expulsão - Miguel Sabat Nuet fora preso pelo DOPS, para averiguações, em 09 de outubro de 1973. Dos documentos, extrai-se que o investigador Fábio Pereira Bueno Filho informou ao delegado de plantão da Equipe “B” que, conforme ordem recebida por volta das 19h30min “se dirigira à estação da Fepasa, acompanhado do investigador Mário Adib Nouer, buscando saber detalhes de uma mala que fora encontrada pelos funcionários, pertencente a um passageiro que descera na estação Barra Funda, com o trem em movimento. Diziam os funcionários que o passageiro estava muito agitado e nervoso”. Ao final do informe do investigador, onde é feita a descrição física do passageiro, existe a anotação: “passado telex nº 23509 para capturar Miguel Sabat Nuet”.

 

Uma série de documentos trazidos ao processo junto a Comissão Especial sobre Mortos e desaparecidos Políticos deixou clara a prisão de Miguel nas dependências do DOPS em São Paulo, inclusive, dando conta de sua prisão em 09 de outubro de 1973.

 

O processo de reconhecimento e indenização junto a Comissão foi deferido em 2008, a partir de voto do Conselheiro Augustinho Pedro Veit. Paralelamente, foi realizada a exumação dos restos mortais na sepultura que se suspeitava pertencer a Miguel (encontrada a partir da descoberta da Vala de Perus, em 1989).

 

 

Em 2011, exame de DNA confirmou tratar-se de Miguel Sabat Nuet. No mesmo ano, em comovente cerimônia realizada na Faculdade de Direito de São Paulo, a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, acompanhada da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos entregou os restos mortais de Miguel aos seus filhos, “Miguelito”, Maria Del Carmem e Lorenzo. 

Local de morte/desaparecimento
São Paulo (SP)
Organização política ou atividade
não definida
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Data da publicação no DOU
08/12/2005
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player