esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: ELMO CORRÊA
 
ELMO CORRÊA

Nome: ELMO CORRÊA

Pai: Edgar Côrrea

Mãe: Irene Creder Côrrea

Idade quando desaparecido: 28 anos

Dôssie
NC
Procedimento administrativo CEMDP
040/96
Nome
ELMO CORRÊA
Data de Nascimento
16/04/1946
Municipio de Nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Status
Desaparecido
Biografia

 

Carioca de nascimento, Elmo cursou até o 3° ano da Escola de Medicina e Cirurgia no Rio de Janeiro, onde participou do Movimento Estu-dantil. Casado com Telma Regina Cordeiro Corrêa, foram juntos para a região do Araguaia, em fins de 1971, onde desapareceriam três anos mais tarde. Sua irmã, Maria Célia Corrêa, casada com João Carlos Wisnesky, conhecido como Paulo Paquetá, que desertou da guerrilha, também desapareceu no Araguaia no ano de 1974.

Elmo era conhecido na região como Lourival e foi visto pela última vez por seus companheiros no dia 25 de dezembro de 1973. Segundo o de-poimento de um camponês da região, teria sido morto pelas forças da repressão na localidade de Carrapicho. Possivelmente seus restos mortais estejam enterrados ali. O Relatório do Ministério da Marinha, apresentado em 1993 ao ministro da Marinha Maurício Corrêa, registra que Elmo “foi morto em 14/05/1974”, sem esclarecer mais nada1.

 

Local de morte/desaparecimento

 .

Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
NC
Referências

 

Biografia
1 BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à Memória e à Verdade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. p.

Data da publicação no DOU
04/12/1995
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player