Nome: ELMO CORRÊA
Pai: Edgar Côrrea
Mãe: Irene Creder Côrrea
Idade quando desaparecido: 28 anos
Carioca de nascimento, Elmo cursou até o 3° ano da Escola de Medicina e Cirurgia no Rio de Janeiro, onde participou do Movimento Estu-dantil. Casado com Telma Regina Cordeiro Corrêa, foram juntos para a região do Araguaia, em fins de 1971, onde desapareceriam três anos mais tarde. Sua irmã, Maria Célia Corrêa, casada com João Carlos Wisnesky, conhecido como Paulo Paquetá, que desertou da guerrilha, também desapareceu no Araguaia no ano de 1974.
Elmo era conhecido na região como Lourival e foi visto pela última vez por seus companheiros no dia 25 de dezembro de 1973. Segundo o de-poimento de um camponês da região, teria sido morto pelas forças da repressão na localidade de Carrapicho. Possivelmente seus restos mortais estejam enterrados ali. O Relatório do Ministério da Marinha, apresentado em 1993 ao ministro da Marinha Maurício Corrêa, registra que Elmo “foi morto em 14/05/1974”, sem esclarecer mais nada1.
.
Biografia
1 BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à Memória e à Verdade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. p.
Atualize o Flash Player