esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: JORGE OSCAR ADUR
 

Nome: JORGE OSCAR ADUR

Pai: Manuel Adur

Mãe: Juana Dominga Bernachea

Idade quando desaparecido: 48 anos

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
277/96
Nome
JORGE OSCAR ADUR
Data de Nascimento
19/03/1932
Municipio de Nascimento
Nogoyá (Argentina)
Status
Desaparecido
Biografia

Religioso argentino, veio ao Brasil em julho de 1970 para acompanhar a primeira visita que o papa João Paulo II realizou ao país. Não há outras informações sobre data e local precisos do desaparecimento. Seu registro na Conadep da Argentina tem o número 400 e seu nome integra a lista de desaparecidos políticos anexa à Lei nº 9.140/95. Nascido em Nogoyá, província de Entre Rios, Argentina, tinha sido preceptor de noviços na Congregação de Religiosos de Assumpción, Chile, em 1969. Estudou no Colégio Nacional de Nogoyá e na Escuela Apostólica de los Religiosos Asuncionistas em Olivos. Os cursos de Filosofia e Teologia foram feitos no Chile. Foi um dos fundadores da Juventude Independente Católica, em 1970. Era membro da Organização de Padres do Terceiro Mundo e conselheiro de grupos paroquiais da juventude e da Ação Missionária. Era padre titular das Igrejas Paroquiais de San Isidro e Olivos, em Buenos Aires, e responsável pela Pastoral das Vocações da Argentina.

 

Depois do golpe militar de março de 1976 na Argentina, mudou-se para a França, passando a residir na Congregação dos Religiosos Assumpcionistas, em Paris. Apresentava-se como capelão do Exército Montonero. Quando veio ao Brasil, em 1980, deveria se reunir com diferentes grupos de vários países da América Latina, particularmente cristãos engajados na luta sindical e camponesa, familiares de desaparecidos e de presos políticos argentinos e outros movimentos religiosos ou leigos que apresentariam ao Papa seu testemunho das injustiças sociais e perseguições políticas na América Latina. Desapareceu nos primeiros dias de julho de 1980, vítima da Operação Condor.

Local de morte/desaparecimento
Brasil
Organização política ou atividade
Religioso e Montonero
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Referências

Brasil. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos. 1ª Edição.Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

Data da publicação no DOU
04/12/1995
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player