esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: JARBAS PEREIRA MARQUES
 
JARBAS PEREIRA MARQUES

Nome: JARBAS PEREIRA MARQUES

Pai: Antônio Pereira Marques

Mãe: Rosália Pereira Marques

Idade quando desaparecido: 25 anos

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
012/96
Nome
JARBAS PEREIRA MARQUES
Data de Nascimento
27/08/1948
Municipio de Nascimento
Recife (PE)
Status
Desaparecido
Biografia

 

Pernambucano de Recife, Jarbas era estudante e comerciante, casado com Tércia Maria Rodrigues Marques, com quem teve uma filha, Nadejda Rodrigues Marques. De acordo com o relato de Tércia, no dia 09/01/1973 Jarbas foi trabalhar e não voltou depois do almoço. Quando ligou para a livraria onde o marido trabalhava soube que dois homens o haviam levado e deixaram um recado: “ele não regressaria mais”. Tércia decidiu se esconder com a filha e no dia 11 de janeiro a mãe de Jarbas, Rosália Pereira, soube pela imprensa que seu filho fora morto. Rosália foi ao IML e viu o filho com o rosto desfigurado, com marcas de torturas e tiros por todo corpo. Temendo pela vida da filha, Tércia deixou o Brasil e só regressou em abril de 1979. Segundo ela, Jarbas não militava em qualquer organização clandestina até conhecer o cabo Anselmo.

 

Jarbas já tinha sido preso anteriormente, em 17/08/1968, quando distribuía panfletos convocando os estudantes a comparecerem ao congresso da UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. A polícia invadiu sua casa e encontrou livros e manifestos considerados subversivos.

 

Local de morte/desaparecimento
Abreu e Lima (PE)
Organização política ou atividade
VPR
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Referências

Brasil. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos. 1ª Edição.Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

Data da publicação no DOU
12/02/1996
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player