esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: EUDALDO GOMES DA SILVA
 
EUDALDO GOMES DA SILVA

Nome: EUDALDO GOMES DA SILVA

Pai: João Gomes da Silva

Mãe: Isaura Gomes da Silva

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
179/96
Nome
EUDALDO GOMES DA SILVA
Data de Nascimento
01/10/1947
Municipio de Nascimento
Bom Conselho (PE)
Status
Desaparecido
Biografia

 

Eudaldo Gomes da Silva era pernambucano de Bom Conselho e foi o quarto militante banido do país a ser morto depois de regressar ao Brasil para retomar a luta clandestina contra o regime militar. Seu pai era carpinteiro do Colégio 2 de julho, em Salvador (BA), o que lhe permitiu estudar ali até concluir o curso secundário. Em 1965, ingressou na Escola de Agronomia na Universidade Federal da Bahia, onde foi membro do DCE e do Diretório Acadêmico de sua faculdade. Fez parte da delegação baiana ao congresso de Ibiúna, em 1968.

 

No final de 1969, engajado na militância política, optou por não concluir o curso, dirigindo carta aos seus colegas de turma, onde justificou o gesto de não colar grau afirmando que seu compromisso maior era lutar contra a ditadura. Em maio de 1970, já na vida clandestina e militando na VPR, foi preso no Largo da Glória, no Rio de Janeiro. Participava de tarefas relacionadas com o seqüestro do embaixador da Alemanha, o que não revelou aos órgãos de segurança quando interrogado sob torturas. A VPR manteve o plano de seqüestro e Eudaldo foi banido do Brasil no dia 15/06/1970, com mais 39 presos políticos trocados pelo embaixador Von Holleben. Da Argélia, seguiu para Cuba, onde fez treinamento militar. Eudaldo e Pauline viviam como marido e mulher quando foram mortos.

 

Local de morte/desaparecimento
...
Organização política ou atividade
VPR
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Data do julgamento
02/04/1996
Resultado do julgamento
Deferido
Data da publicação no DOU
11/04/1996
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player