esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: Francisco Manoel Chaves
 
Francisco Manoel Chaves

Nome: Francisco Manoel Chaves

Pai:

Mãe:

Idade quando desaparecido: 60 (aprox.) anos

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
.
Nome
Francisco Manoel Chaves
Codinome(s)
Chico, Velho, Chaves, Francisco e Zé Francisco
Status
Desaparecido
Biografia
 
Negro oriundo de família de camponeses. Muito jovem ainda, ingressou na Marinha de Guerra, onde sofreu os preconceitos raciais. Em abril/35, integrou-se as fileiras da Aliança Nacional Libertadora e ao Partido Comunista. Preso em 1935, após a derrota da Insurreição Armada, foi torturado sob a chefia do comandante Lúcio Meira, sendo mais tarde recolhido ao presídio da Ilha Grande. Graciliano Ramos, que com ele conviveu nessa época, narra em seu livro “Memórias do Cárcere”, os esforços de Chaves e de outros presos para denunciar as condições desumanas em que viviam. Foi expulso da Marinha em 1937. Após o golpe de 1964, duramente perseguido, acabou indo residir na região de Caianos e pertencia ao Destacamento C da Guerrilha. Foi morto em 21/09/72, em combate com as Forças Armadas, quando já contava mais de 60 anos de idade.
Local de morte/desaparecimento
Perto da Roça do Rodrigues (Relatório Arroyo)
Circustância de morte/desaparecimento
Foi morto em combate em 21 de setembro de 1972, junto com José Toledo de Oliveira, próximo ao local onde morrera Miguel Pereira dos Santos, no dia anterior. (Info Site Desaparecidos Políticos); Morto junto com Vitor próximo ao local onde morreu Cazuza, no dia anterior - na Roça do Rodrigues, quando Antonio Carlos Teixeira foi ferido e preso.
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player