esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: CARLOS ROBERTO ZANIRATO
 

Nome: CARLOS ROBERTO ZANIRATO

Pai: Hermínio Zanirato

Mãe: Ernestina Furtado Zanirato

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
328/96
Nome
CARLOS ROBERTO ZANIRATO
Data de Nascimento
09/11/1949
Municipio de Nascimento
Ourinhos (SP)
Status
Desaparecido
Biografia

 

Morto antes de completar 20 anos, o soldado Carlos Roberto Zanirato havia deixado o 4º Regimento de Infantaria, em Quitaúna, Osasco (SP), em janeiro de 1969, logo após a decretação do Ato Institucional nº 5, para seguir o seu superior hierárquico, capitão Carlos Lamarca, nas atividades da VPR. Cinco meses depois dessa fuga, foi preso por agentes do DOPS/SP, no dia 23/06/1969, quando saía de sua casa para ir ao cinema. Teria morrido por suicídio, na versão oficial, no dia 29.

 

O laudo necroscópico nº 30757 do IML, assinado por Orlando Brandão e José Manella Netto, desconhece os dados da requisição de exame, que contém a qualificação pessoal, e refere-se a ele como um desconhecido. Faz constar que apresentava um par de algemas com a corrente partida, ficando uma algema em cada pulso. Estas foram serradas, retiradas e entregues sob recibo ao Sr. Moacir Gallo, guarda civil nº 22548.

 

A versão oficial é de que, no dia 29/06/1969, foi conduzido pelos policiais a um encontro no cruzamento da rua Bresser com Avenida Celso Garcia, em São Paulo (SP). Lá chegando, teria aproveitado um descuido dos policiais e se jogou sob um ônibus que trafegava pela avenida, sofrendo morte instantânea. Documentos do DOPS informam que ele teria sido preso por elementos do 4º Regimento de Infantaria, ou seja, a mesma unidade de onde desertara em janeiro.

Na CEMDP, o parecer da relatora descreve que “O corpo parece não ter espaço onde não haja equimoses, escoriações ou fraturas. Todas as costelas fraturadas à direita, fratura do osso ilíaco, das clavículas, do úmero, ruptura do pulmão, ferimentos, escoriação plana de 20 x 30 cm na região lombar etc. Esses são os ferimentos de Carlos Roberto Zaniratto após seis dias de intensas torturas”.

 

O pedido foi acolhido por unanimidade na Comissão Especial, tendo sido aprovada a tese da prisão e morte não-natural, sendo que o general

 

Oswaldo Pereira Gomes e Paulo Gonet discordaram da ressalva da relatora sobre a versão oficial.

Local de morte/desaparecimento
São Paulo (SP)
Organização política ou atividade
VPR
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
...
Data do julgamento
27/08/1996
Resultado do julgamento
Deferido
Data da publicação no DOU
28/08/1996
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player