esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: CARLOS NICOLAU DANIELLI
 
CARLOS NICOLAU DANIELLI

Nome: CARLOS NICOLAU DANIELLI

Pai: Pascoal Egídio Danielli

Mãe: Virginia Silva Chaves

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
052/96
Nome
CARLOS NICOLAU DANIELLI
Data de Nascimento
14/09/1929
Municipio de Nascimento
Niterói (RJ)
Status
Morto
Biografia

 

Carlos Nicolau Danielli foi morto sob torturas nas dependências do DOI-CODI/SP, na madrugada de 30/12/1972, conforme denúncia feita na Justiça Militar em depoimentos prestados, respectivamente, nos dias 04/07 e 07/07/1973, pelos militantes Maria Amélia de Almeida Teles e César Augusto Teles, que foram presos junto com ele no dia 28/12/1972, submetidos a sessões de torturas, sendo que Danielli foi de uma forma mais intensa e continuada, vindo a falecer.

 

A versão divulgada pelo DOI-CODI/SP é a de que Danielli teria sido morto em tiroteio com policiais. O depoimento judicial de César Augusto Teles desfez essa farsa: “...foram apresentadas a mim e a minha esposa manchetes de jornais que anunciavam a morte de Carlos Danielli como tendo tombado num tiroteio com agentes policiais sob nossos protestos de que ele havia sido morto em conseqüência e a cabo das torturas que sofreu na OBAN, fomos ameaçados de termos o mesmo destino. Em seguida, foi exigido que assinássemos um documento confirmando que teríamos um encontro com uma pessoa de nome “Gustavo” e que nós poderíamos morrer. Como nos negássemos a assinar tal documento, como absurdo, pois ninguém em sã consciência assina sua própria sentença de morte, fomos torturados e, no fim de um certo tempo, um torturador assinou o documento em meu nome”.(...) “ficamos durante 5 meses incomunicáveis, certamente, por termos assistido ao brutal assassinato de Carlos Nicolau Danielli”.

 

No julgamento dos depoentes Maria Amélia e César no STM, em virtude de recurso impetrado pelo promotor, mais uma vez a denúncia da morte de Danielli veio à tona. Dessa vez, chegou à imprensa, no dia 24/4/1978, em O Estado de São Paulo, onde se lia: “No STM, novas denúncias em julgamento de presos. A advogada, Dra. Rosa Cardoso declara que ‘Nicolau Danielli, cuja morte foi atribuída a um confronto com a polícia, é no mínimo suspeita. Isso porque Danielli foi preso juntamente com César e Maria Amélia Teles e não parece possível que uma pessoa presa pela polícia possa ser armada por ela mesma’”. As denúncias feitas no STM fizeram com que o ministro general Rodrigo Octávio Jordão Ramos requeresse a apuração dos fatos que envolveram prisão e a morte de Carlos Nicolau Danielli, ainda que tivesse seu voto vencido.

 

Carlos Nicolau Danielli foi dirigente comunista, membro do Comitê Central do PCdoB. Nasceu em 14/09/1929, em Niterói (RJ), filho de Virginia Silva Chaves e Pascoal Egídio Danielli. Muito jovem, com 15 anos de idade, começou a trabalhar nos estaleiros de construção naval em São Gonçalo (RJ). Tomou contato com o movimento operário, tornando-se assim um ativista sindical. Em 1946, entrou para a Juventude Comunista, chegando a ser um dos seus dirigentes. Em 1948, filiou-se ao Partido Comunista e em 1954, no IV Congresso, foi eleito membro de seu Comitê Central.

 

Em meados de 1962, juntamente com outro dirigente do PCdoB, Ângelo Arroyo, Danielli viajou a Cuba para prestar solidariedade ao povo e ao governo cubano. Era responsável pelo jornal A Classe Operária, editado na clandestinidade e distribuído de mão em mão em vários estados do país. Participou ativamente da preparação do movimento guerrilheiro do Araguaia, recrutando e encaminhando militantes, arrecadando equipamentos, remédios e outros recursos necessários para a guerrilha. Participou de vários eventos internacionais e buscou estreitar laços de amizade e solidariedade entre os povos e os partidos comunistas.

 

Foi enterrado como indigente no Cemitério Dom Bosco, em Perus, São Paulo, pelos agentes do DOI-CODI. Após a promulgação da Anistia, seus restos mortais foram sepultados por seus familiares e amigos, em 11/04/1980, em Niterói.

 

A relatora do processo na CEMDP destacou em seu voto que: “O laudo necroscópico assinado pelos médicos legistas, Dr. Isaac Abramovitc e Paulo A. de Queiroz Rocha, no dia 02/01/1973, não descreve as torturas sofridas por Danielli e confirma a falsa versão policial de morte em tiroteio. Fotos do corpo não foram localizadas no IML, ou no DOPS em seu nome, mas sim no de Cássio Nascimento Moura. No formulário de requisição de exame e da certidão de óbito, no item profissão, foi preenchido como “terrorista”, num flagrante desrespeito aos Direitos Humanos. O recorte de jornal de 05/1/1973, encontrado nos arquivos do DOPS/SP, confirma a prisão de Danielli, quando afirma: ”Carlos Danielli, o Antônio, havia sido preso poucos dias antes de morrer..”.

Local de morte/desaparecimento
São Paulo (SP)
Organização política ou atividade
PCdoB
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
...
Data do julgamento
08/02/1996
Resultado do julgamento
Deferido
Data da publicação no DOU
12/02/1996
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player