esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: Lorenzo Ismael Viñas
 

Nome: Lorenzo Ismael Viñas

Pai: Boris David Vinãs

Mãe: Maria Adelalda Gigli Valeiras

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
...
Nome
Lorenzo Ismael Viñas
Data de Nascimento
20/06/1955
Municipio de Nascimento
Buenos Aires (Argentina)
Status
Desaparecido
Biografia

 

Lorenzo Ismael Viñas desapareceu no Brasil em 26/06/1980 sendo o seu caso registrado com o nº 992 na Conadep da Argentina. Era estudante universitário em Buenos Aires, onde cursava Ciências Sociais. Desde 1976 estava exilado no México com sua esposa, Cláudia Olga Romana Allegrini, que se tornou depois da redemocratização argentina uma funcionária da Subsecretaria de Direitos Humanos do Ministério do Interior daquele país.

 

Entre 1979 e 1980, o casal já tinha retornado pela primeira vez à Argentina, onde nasceu a filha Maria Paula. No entanto, um mês após o nas-cimento, as perseguições e a repressão política os obrigaram a novo exílio. Seu plano era morar na Itália, onde já viviam os pais de Lorenzo. Ele embarcou em Buenos Aires num ônibus da empresa brasileira Pluma com destino ao Rio de Janeiro, no dia 26/06/1980. Um mês depois, sua esposa Cláudia percorreu o mesmo trajeto, pois os dois haviam combinado de se encontrar na capital carioca e juntos viajarem para a Itália. Ao chegar no Rio de Janeiro, Cláudia não encontrou o marido e começou imediatamente a buscar informações. Em Curitiba, sede da empresa Pluma, obteve a informação de que Lorenzo havia embarcado, mas não conseguira ir além de Uruguaiana, cidade gaúcha na fronteira com a Ar-gentina. Nos autos, encontra-se um documento oficial contendo informações sobre o seu embarque, com o nome falso de Nestor Manuel Ayala, chegando a cruzar a fronteira do Brasil.

 

Claudia esteve no Brasil muitas vezes, em reuniões com entidades ligadas aos Direitos Humanos e autoridades governamentais, reivindicando o reconhecimento pelo governo brasileiro dos três argentinos que não faziam parte da lista oficial dos desaparecidos: seu marido, Mônica Susana e Horacio Domingo. Lorenzo tinha também cidadania italiana, o que motivou uma ação judicial da família na Itália. Diversas gestões do Ministério do Interior da Argentina e da Subsecretaria de Direitos Humanos e Sociais foram dirigidas às autoridades brasileiras e a organismos internacionais solicitando informações sobre o paradeiro ou desaparecimento de Lorenzo. A primeira votação na CEMDP foi pelo indeferimento por estar a data fora do prazo de abrangência da Lei nº 9.140/95. Alargada a abrangência com a redação de 2002, o requerimento foi aprovado por unanimidade.

 

Local de morte/desaparecimento
Uruguaiana (RS)
Organização política ou atividade
Montonero
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
...
Referências
Brasil. Secretaria Especial dos Direitos Humanos.Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos. 1ª Edição.Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player