esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: Soledad Barret Viedma
 
Soledad Barret Viedma

Nome: Soledad Barret Viedma

Pai: Alex Rafael Barret

Mãe: Deolinda Viedma Ortiz

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
73
Nome
Soledad Barret Viedma
Data de Nascimento
06/01/1945
Municipio de Nascimento
Laureles, Paraguai
Status
Desaparecido
Biografia

 

Nascida no Paraguai, considerada uma mulher de rara beleza, Soledad era neta de um importante escritor, jornalista e intelectual paraguaio, nascido na Espanha, Rafael Barrett. Tanto o pai quanto o avô foram perseguidos por suas idéias políticas. Quando Soledad tinha apenas três meses de idade, a família fugiu do Paraguai para a Argentina, onde viveu por cinco anos, quatro dos quais o pai esteve preso ou perseguido, tanto pela polícia paraguaia quanto pela argentina. A família regressou ao Paraguai, mas voltou a se exilar com a implantação da ditadura Stroessner, agora no Uruguai.

 

Nesse país, conforme conta sua irmã Namy Barret, Soledad foi raptada em julho de 1962, com 17 anos, por um grupo neonazista que a colocou em um automóvel e, sob ameaças, quis obrigá-la a gritar palavras de ordem contrárias às suas ideias. Por ter se negado, os raptores gravaram em sua carne com uma navalha a cruz gamada, símbolo do nazismo. Começou assim um ciclo de perseguições e prisões, evidenciando que, para a polícia uruguaia, Soledad de vítima passou a ser culpada. Decidiu deixar o país e seguiu para Cuba, onde conheceu o exilado brasileiro José Maria Ferreira de Araújo – militante da VPR conhecido como Araribóia ou Aribóia, desaparecido no Brasil em 1970, com quem se casou e teve uma filha, Nasaindy de Araújo Barret.

 

Soledad foi enterrada como indigente sem qualquer identificação no Cemitério da Várzea, em Recife. O cantor e compositor Daniel Viglietti, espécie de Geraldo Vandré uruguaio que ainda segue produzindo, cantando e apresentando seu trabalho em turnês mundiais, canta em todas elas a canção que compôs em sua homenagem, Soledad Barret. E o poeta maior daquele país vizinho, Mario Benedeti, também escreveu para ela um belo poema, Muerte de Soledad, com os versos:

 

Con tu imagen segura

Con tu pinta muchacha

Pudiste ser modelo

Actriz

Miss Paraguay

Carántula

Almanaque

Quién sabe cuántas cosas

 

Pero el abuelo Rafael el viejo anarco

Te tironeaba fuertemente la sangre

Y vos sentias callada esos tirones

 

Soledad no viviste em soledad

Por eso tu vida no se borra

Simplesmente se colma de señales

Local de morte/desaparecimento
Abreu e Lima (PE)
Organização política ou atividade
VPR
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
Publicação no DOU: 06/03/1996
Referências
Brasil. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos. 1ª Edição. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player