esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: BENEDITO GONÇALVES
 
BENEDITO GONÇALVES

Nome: BENEDITO GONÇALVES

Pai: João Gonçalves

Mãe: Maria Júlia

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
200/96 e 118/04
Nome
BENEDITO GONÇALVES
Data de Nascimento
20/08/1931
Municipio de Nascimento
Carmo da Mata (MG)
Status
Morto
Biografia

Benedito Gonçalves morreu em conseqüência de traumatismo craniano provocado por um golpe de cassetete desferido por um policial militar, em 13/08/1979, quando realizava um piquete de greve em frente à Companhia Siderúrgica Paim (Divinópolis-MG). Seu nome consta do Dossiê dos Mortos e Desaparecidos Políticos. Era casado com Maria da Conceição Gonçalves e tinha três filhos.


De acordo com o noticiário da época, ele foi ferido às 19h do dia 13 de agosto e levado ao Hospital São João de Deus. No hospital, fizeram-lhe apenas curativos e lhe deram alta. Seu estado de saúde se agravou e, no dia seguinte, foi levado novamente ao hospital, onde foi atendido pelo médico José Calazânico Notini Diniz e, encaminhado para tratamento neurocirúrgico pelo Dr. Nelson Pereira. Segundo o diretor clínico do hospital, Alair Rodrigues de Araújo, após a operação Benedito ficou internado no Centro de Tratamento Intensivo, onde permaneceu até morrer, no dia 20/08/1979, data em que completava 48 anos. O legista José Maria Alves Aragão determinou como causa da morte fratura no crânio. Seu enterro foi acompanhado por cerca de mil trabalhadores metalúrgicos e populares, que seguiram o cortejo a pé ou de bicicleta.


Nilmário Miranda votou pelo deferimento, considerando que Benedito Gonçalves fora agredido e morto pela violência do Estado, quando o direito de greve era tratado como ato político subversivo e enquadrado como crime contra a segurança nacional, mas a maioria da CEMDP votou contra, indeferindo por 4x2


Com a ampliação da Lei em 2004, passando a incorporar os casos de morte em manifestações públicas, o requerimento voltou à pauta e o pedido foi deferido por unanimidade na CEMDP.

Local de morte/desaparecimento
Divinópolis(MG)
Organização política ou atividade
...
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
...
Data do julgamento
07/10/2004
Resultado do julgamento
Deferido
Data da publicação no DOU
11/10/2004
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player