esqueceu sua senha?

ACERVO - MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS

Ficha descritiva: AVELMAR MOREIRA DE BARROS
 
AVELMAR MOREIRA DE BARROS

Nome: AVELMAR MOREIRA DE BARROS

Pai: Avelmar de Barros

Mãe: Vergilina Moreira de Barros

Idade quando desaparecido:

Dôssie
...
Procedimento administrativo CEMDP
257/96
Nome
AVELMAR MOREIRA DE BARROS
Data de Nascimento
11/03/1917
Municipio de Nascimento
Viamão (RS)
Status
Morto
Biografia

Chacreiro do ex-tenente Dario Viana dos Reis, membro da VAR-Palmares, também preso e torturado no mesmo período, Avelmar morreu no DOPS de Porto Alegre no dia 25 de março de 1970. Seu nome consta do Dossiê dos Mortos e Desaparecidos. A necropsia, realizada no IML/RS e firmada pelos legistas Gastão E. Schirmer e Nicolau Amaro Guedes, descreve ferimentos no rosto e punhos, além de corte na carótida. A versão oficial é de morte por “suicídio no xadrez do DOPS”, com uma lâmina de barbear.


O relator do processo na CEMDP fez constar que a participação política de Avelmar ficou comprovada tanto através da nota oficial da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, que informou sua morte, quanto da declaração à imprensa do diretor do DOPS/RS, delegado Firmino Peres Rodrigues.


Concluiu afirmando que o exame das peças do processo, especialmente notícias dos jornais, levavam-no a firmar a convicção pessoal de que a versão oficial era verdadeira e que a vítima, caseiro de um militante político, envolveu-se nas atividades deste. Portanto, se tratava de suicídio, na prisão, de um cidadão acusado de participação em atividades políticas. O pedido foi acolhido por unanimidade, mas Nilmário Miranda, Suzana Keniger Lisbôa e Luís Francisco Carvalho Filho fizeram constar formalmente sua desconfiança em relação à versão oficial das autoridades de segurança sobre a morte por suicídio.

Local de morte/desaparecimento
Porto ALegre (RS)
Organização política ou atividade
VAR-Palmares
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional
06/08/2009
Notação Arquivo Nacional
...
Data do julgamento
14/05/1996
Resultado do julgamento
Deferido
Data da publicação no DOU
19/05/1996
voltar
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Setor Comercial Sul - B, Quadra 9, Lote C, Edificio Parque Cidade Corporate, Torre "A", 10º andar, Brasília, Distrito Federal, Brasil CEP: 70308-200c

Atualize o Flash Player